O que eu aprendi com o Design Sprint?

A principal vantagem do Design Sprint, é a capacidade que esta ferramenta tem de promover soluções reais, através da inteligência coletiva.

Autor: Julinho

O que é Design Sprint e como esta ferramenta pode ajudar nas soluções de negócios?

Quando você se depara com um problema de negócio na sua empresa, seja qual for, quem é a primeira pessoa que você procura para ajudar a resolver? Pois, eu sugiro que você procure um Designer. Na real, independente da formação, eu sugiro que você utilize a ferramenta Design Sprint.

Júlio César Flip Lab. Crachá do workshop Design Sprint

Crachá do workshop Design Sprint

O tempo todo lidamos com problemas nas empresas, é ingenuidade achar que uma empresa não têm problemas. Seja um problema simples, ou até o mais complexo. O fato é que precisamos lidar com problemas o tempo todo, e, para isso, temos uma ferramenta ideal para ajudar a sair do outro lado.

Flip Lab Design Sprint

Na sua empresa, quem você procura para ajudar a resolver problemas?

 

Entretanto, independente da ferramenta que você utilizar, é importante começar pelas perguntas, acredite, ferramentas envelhecem e morrem. Ideias permanecem.

O Design Sprint e sua realidade nas rotinas das empresas, esta ferramenta funciona mesmo?  A pergunta que sempre vem à tona: Ok, tudo lindo, mas, e para a realidade da minha empresa, funciona ou não funciona?

Então, você se deparou com um problema em sua empresa, percebeu sua característica e imaginou algumas consequências. O que você faz? Bom, eu tive o oportunidade de aprender um pouco mais sobre Design Sprint direto na fonte, participei de um Workshop de Design Sprint na Google e, compartilho aqui um tiquim com você.

O que é Design Sprint?

O Design Sprint é um processo de design, criado por Jake Knapp, que tem como premissa a união das pessoas para que, juntas, possam se concentrar e juntar conhecimento para criar uma solução prática para um determinado problema, fazendo nascer, assim, novos serviços e produtos. É uma espécie de “lean design thinking” que aliás, é uma metodologia muito poderosa, como você pode ver aqui.

Jake Knapp é o inventor do Design Sprint

Jake Knapp é o inventor do Design Sprint

Qual a vantagem do Design Sprint?

A principal vantagem dessa prática é que você enxuga bastante as horas gastas para a criação de um serviço ou a solução de um problema, seja a criação de um produto novo ou a solução para uma interface de um aplicativo, por exemplo. Utilizo esta metodologia em vários projetos, como este.

Todavia, é bem importante você compreender os passos, e, respeitá-los.

Agilidade é diferente de pressa. 😉

Como funciona o Design Sprint?

Idealmente, o processo sugere que você divida as tarefas em 5 dias, criando grupos de no máximo 6 pessoas para que, imersas e focadas, possam oferecer uma solução prática e viável para o mercado.

Assim, em cada dia, o grupo trabalha em uma etapa específica, trocando ideias, experiências e evoluindo para uma solução efetiva.

Processo do Design Sprint

Processo do Design Sprint

E como foi o Evento aqui em Belo Horizonte?

Organizado e gerenciado pelo designer do Google Koji Pereira, em Belo Horizonte, pudemos ter a experiência de criar soluções para uma questão que é realidade em boa parte do mundo: o alto número de carros nas ruas.

Um fenômeno que provoca todo tipo de problemas: poluição, stress, perda de tempo e por aí vai.

Problema que tentamos resolver: como promover o uso da bicicleta para ir ao trabalho?

Um problema e tanto para ser resolvido, pois envolve vários aspectos: cultura, tradições, hábitos, leis de trânsito, educação etc.

Assim, os grupos foram divididos e colocamos a mão na massa.

Entender o problema e criar a solução

Após algumas horas de conversa, reflexão e análise dos pontos apresentados, criamos uma solução, em conjunto, através de ideias colaborativas.

Criamos um protótipo de uma bicicleta inteligente, chamada beBike.

Google Design Sprint em Belo Horizonte

Galerosa metendo a mão na massa pra encontrar uma solução

O produto, oferece integração com API’s de diversas empresas de inteligência esportiva, além de compartimentos espalhados em sua estrutura, que fornecem dados e estatísticas como: vida útil de peças, melhores caminhos e prevenção de colisões.

Além de oferecer um motor movido a energia solar que te ajuda a subir pelos morros de BH.

O que eu aprendi com a Google?

Como eu disse, o grande diferencial de se utilizar o Design Sprint é poder se relacionar com pessoas de diferentes áreas e todas focadas a solucionar o mesmo problema.

É muito comum nas empresas, as pessoas ficarem em seus departamentos, isoladas e sem trocar experiências. Unindo as pessoas, fazendo com elas participem do processo e utilizando o design como meio, podemos criar soluções inovadoras e viáveis para o mercado.

Conclusão

Utilizar o design como processo é a maneira ideal para criar produtos e serviços inovadores e o Design Sprint é uma ótima metodologia de trabalho para ajudar você e sua equipe a entender, organizar e criar a solução mais eficiente para a solução de problemas, principalmente os da sua empresa.

Veja aqui as fotos do evento 🙂

Julinho
Folow me
Últimos posts por Julinho (exibir todos)

    Flip Lab – Desde 2011 até o dia de hoje.

     

    Criado com✊ por Flip Design e Tecnologia

    Estamos no Impact HUB
    Avenida Getúlio Vargas, 1492, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

     

    © Copyright.

    Todos os direitos reservados à marca registrada Flip Lab. É proibida a cópia, reprodução e utilização de qualquer conteúdo deste site.

     

    Conheça nossa Política de Privacidade

     

    TikTok | Instagram | LinkedIn | Twitter | Facebook | Google | Pinterest | Youtube | Medium